terça-feira, 11 de setembro de 2007

A divisão das promessas: o Mar Vermelho da fé!


“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt, 16,18).

Foi neste exato momento que Cristo instituiu sua Igreja e escolheu Pedro para guiar suas ovelhas. Jesus fez o chamado para os homens levarem seus ensinamentos, mesmo sabendo que sua igreja poderia cometer erros. “Errar é humano”..nem tudo poderia ser um mar de rosas na instituição da casa de Deus...
O satanás costuma atacar o homem em seu ponto mais forte, tornando-o sua própria perdição. E assim se deu a história. Houve uma época em que os ensinamentos eram impostos por representantes da igreja, pessoas ligadas à alta sociedade. Somente eles tinham acesso às escrituras sagradas. Vários foram os fatores que contribuíram para que a igreja se distanciasse do seu propósito inicial. Mas o grande divisor de rios foi a inquisição de 1183, um período em que qualquer pessoa que se mostrasse contra as leis da igreja católica era punida com torturas e na maioria das vezes eram queimadas vivas em praça pública, como bruxas, bruxos ou anticristo. Depois de certo tempo, alguns sentiram a necessidade de buscar uma nova crença. Nasciam então, as igrejas evangélicas, protestantes, ortodoxas e muitas outras...
Faço parte de um Ministério de Música que iniciou na igreja católica. Dois dos nossos integrantes são Protestantes. Há muito tempo viemos discutindo nossas crenças, o que é certo e o que é errado perante a bíblia sagrada. Consagração, adoração, Maria, Santos, ofertório, formas de expressar a fé... Estes e muitos outros aspectos vem sendo discutidos por todos nós. As principais controvérsias são lançadas pelo nosso baterista, que no último ensaio disse que está pensando em sair do Ministério por pensar que, mais cedo ou mais tarde, vai se deparar com conflitos sobre suas crenças. Muitas vezes tentamos fazê-lo entender que nossa crença é a mesma, o que diferencia é o entendimento, a forma com que interpretamos a bíblia.


Ecumenismo: desejo ou propensão para estabelecer laços entre os povos, de modo a formar uma única família em todo o mundo; tendência para restabelecer a unidade entre os discípulos de Cristo.


Você acredita que em algum momento Deus pensou em dividir seu povo?? Fazer com que seguíssemos rumos distintos, abrindo uma lacuna entre seu rebanho como fez com o Mar Vermelho??
Acredito que não! E você também deve acreditar!
Jesus quer nos reunir como fazia com seus apóstolos nos momentos de alegria, de dor, de louvor, de adoração... É importante que existam pessoas que sigam novas linhas de raciocínio na tentativa de entender melhor as promessas de Deus, mas sem dividir-nos. No final das contas acreditamos nos mesmos sinais deixados pelo filho do altíssimo! Há uma busca insaciável pela afirmação de que a verdade está em nossa própria doutrina que leva líderes religiosos a instigarem seus seguidores a perceber o erro do outro. É hora de nos livrarmos desses pensamentos medíocres! Quero sim, conhecer o entendimento de meus irmãos e fazê-los entender minhas crenças. Devemos tentar entender a concepção das outras religiões, abrir a mente para novas idéias, manter o coração em estado de graça para entender as vontades de Deus. Juntos. É assim que devemos caminhar para os braços do Pai.

Nenhum comentário: